Como encontrar uma hospedagem de site boa e barata?

Como encontrar uma hospedagem de site boa e barata?

Tempo de leitura: 6 minutos

Saiba o que levar em consideração na hora de contratar

Quando ouvimos falar em algo barato, geralmente questionamos a sua qualidade. Afinal de contas, o ditado “o barato pode sair caro” não foi criado à toa. Porém, isso nem sempre é verdade, e, quando se trata de hospedagem de sites, esse ditado pode até ser descartado.

Isso porque hospedagem é algo bastante relativo, dependendo do que o usuário realmente precisa. Se você quer criar apenas um site simples, por exemplo, não vai precisar de muita memória, espaço de armazenamento ou poder de computação. Mas se você quer executar um projeto grande, com previsão de alto crescimento e muitos acessos, mais recursos serão necessários.

A questão é que a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, chegando a um ponto em que recursos antes inacessíveis podem ser oferecidos por um baixo custo até mesmo nos casos de sites complexos, já que o lucro cobre com boa margem o valor investido.

Para sites simples, que fazem uso da hospedagem compartilhada, os preços ficam ainda mais baixos, pois os recursos do servidor são partilhados entre diversas pessoas, tornando possível uma mensalidade de R$ 3,50 sem queda na qualidade.

Por tudo isso, uma hospedagem boa e barata é possível! Você só precisa saber avaliar qual contratar para não ficar sem os recursos de que precisa ou, ao contrário, ficar com recursos ociosos e pagando pelo que não usa.

Como contratar uma hospedagem barata sem cair numa fria?

 

Encontrar uma hospedagem boa e barata para começar o seu negócio online envolve uma série de aspectos que precisam ser levados em consideração. Preço, memória, espaço de armazenamento, acessos simultâneos e diversas outras questões têm que ser avaliadas para garantir que, mesmo pagando um preço baixo, você terá tudo aquilo de que precisa para começar e crescer o seu empreendimento.

Mas, indo além dos fatores técnicos da hospedagem, outras características precisam ser consideradas para evitar que você caia numa fria. Abaixo, trouxemos tudo aquilo em que você deve pensar antes de contratar aquela hospedagem baratinha que viu por aí. Se quiser, elaboramos também um ranking das melhores hospedagens de sites para você não perder mais tempo. Mas, para ter algo mais detalhado, veja os tópicos abaixo que irão guiá-lo na escolha de uma hospedagem que seja barata e boa ao mesmo tempo.

Reputação da empresa

Antes de mais nada, você precisa saber se a empresa que está oferecendo uma hospedagem barata é realmente confiável e oferece o serviço com a qualidade que promete. E, para isso, você terá os próprios clientes da empresa como seus maiores aliados.

Veja o que os usuários falam sobre o serviço oferecido, consulte sites de reputação como o Reclame Aqui, veja reviews e resenhas em sites especializados em hospedagem como o nosso e não se esqueça de checar informações básicas como CNPJ, meios para contato e endereço físico da companhia para evitar cair em fraudes. Veja abaixo a nota de algumas empresas de hospedagem pelo Reclame Aqui:

 

Finalizando essa questão, tente optar sempre por empresas já conhecidas no mercado brasileiro, pois fica muito mais fácil checar tudo isso. Afinal, a quantidade de informações online é enorme.

Garantia de UPTime

Depois de ter certeza da confiabilidade e da qualidade do serviço prestado pela empresa, você tem que avaliar bem o que precisa para dar início ao seu site, sem descartar as necessidades futuras.

E, nesse sentido, uma das primeiras características da hospedagem que você precisa analisar é a garantia de UPTime dada pela empresa, pois isso é o que garante que o seu site não ficará fora do ar por muito tempo.

A recomendação geral é que, independentemente do tamanho ou complexidade do site, os usuários não contratem os serviços de uma empresa que não garanta um UPTime igual ou superior a 99,8%, o que pode parecer muito, mas acredite, 0,2% nesse caso faz uma grande diferença! Todas as empresas citadas anteriormente, Hostinger, WebLink, KingHost e UolHost garantem 99,9% de taxa de Uptime.

Limite de tráfego e visitas mensais

Muitas empresas de hospedagem têm um limite de visitas mensais estipulado para cada plano e, embora essa não seja uma questão crucial para quem vai desenvolver um site pequeno, ele precisa ser avaliado por quem estima um grande número de acessos.

Isso porque, se o limite do plano contratado for excedido, seu site pode ficar fora do ar ou pode ser cobrada uma taxa por visitante extra, dependendo do que foi acordado em contrato. O que gera prejuízo de qualquer forma.

Mas se você não espera receber muitos acessos, pode ficar tranquilo. A maioria das empresas de hospedagem oferecem um limite mínimo, ou seja, aquele presente no plano mais básico, de 100.000 visitas mensais, algo difícil de ser alcançado.

Suporte

O suporte é algo crucial para qualquer tipo site e para qualquer tipo de usuário. Isso porque, ao contratar os serviços de uma empresa de hospedagem, você tem um contato mínimo com ela e não pode agir caso algum problema ocorra, o que é ainda mais grave em hospedagens compartilhadas, já que o usuário só tem acesso às configurações mínimas.

Então, leve isso em consideração na hora de contratar os serviços de alguma empresa de hospedagem e saiba que o ideal é que o suporte tenha a mesma qualidade para todos os tipos de planos e que, além de um contato rápido e eficiente com o usuário, a empresa disponibilize artigos, vídeos, tutoriais e diversos outros materiais que auxiliem na configuração e uso da hospedagem.

O fator escalabilidade

Você quer que o seu site e o seu negócio cresçam, certo? Mas e se a hospedagem que você contratar não te der o espaço necessário para isso? O fator escalabilidade é algo muito importante, mas na maioria das vezes é ignorado pelo empreendedor, que só pensa no que ele precisa agora e se vê engessado quando as coisas começam a deslanchar.

Por isso, na hora contratar os serviços de uma empresa de hospedagem, você precisa pensar também no futuro e analisar se os serviços oferecidos são escaláveis. A troca de planos, por exemplo, precisa ser fácil e o menos custosa possível, enquanto outros modelos de hospedagem têm que estar disponíveis também a um baixo custo de transição.

Por fim, não deixe de verificar qual o valor de renovação do plano que você escolher, dado que maioria das empresas de hospedagem cobra mais barato pela primeira compra, mas aumenta o valor a partir da renovação. Em alguns casos, ele pode chegar a 150% a mais do que foi pago primeiramente.

Conclusão

Assim, levando esses fatores em consideração, você pode contratar uma ótima hospedagem para o seu site a um baixo custo, economizando para investir no que realmente importa! Se ainda deseja saber algo mais, acesse a nossa categoria sobre hospedagem de sites. Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais, ou deixe um comentário abaixo. Até a próxima.

Comentários