O guia rápido e definitivo sobre o Inbound Marketing

O guia rápido e definitivo sobre o Inbound Marketing

Tempo de leitura: 6 minutos

O Inbound Marketing é uma das estratégias de Marketing Digital mais eficientes atualmente. Através dele, é possível atrair o público até a sua marca, trabalhar na sua conversão e, posteriormente, na sua transformação em clientes felizes e fidelizados.

Mas você conhece esta estratégia e sabe como usá-la? Se não, você está no lugar certo. Nesse post, falaremos tudo sobre o Inbound Marketing, do conceito até onde distribuir o conteúdo produzido. Vamos lá?

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing Digital focada na geração de conteúdo para atração do público. Enquanto no Marketing Digital tradicional o foco é levar a marca até os consumidores, no Inbound Marketing é justamente o contrário: atrair os consumidores até a marca.

A ideia aqui é: em vez de atrapalhar o consumidor com um anúncio, em um momento em que ele não está disposto a se engajar, produz-se conteúdos sobre os assuntos nos quais ele tem interesse. Este material é colocado em site ou blog.

Assim, quando este potencial cliente fizer uma busca no Google, ou seja, no momento em que ele realmente está disposto a interagir, poderá encontrar e consumir este conteúdo.

Com artigos, vídeos e infográficos de qualidade e de valor para os consumidores, o Inbound Marketing gera tráfego para o canal de distribuição e depois o converte em leads, os quais posteriormente são trabalhados para se transformar em clientes.

Veja mais da definição aqui.

Mas como tudo isso funciona? É o que aprenderemos no próximo tópico. Acompanhe!

Como o Inbound Marketing funciona?

Com a evolução da internet, os hábitos de compra dos consumidores mudaram muito. Hoje ninguém compra um produto sem pesquisar por ele antes, sem comparar preços, sem ver aquele review ou analisar se outras pessoas que compraram estão satisfeitas.

O foco do Inbound Marketing é justamente estar lá quando o consumidor decidir pesquisar melhor sobre determinado produto ou algum problema que ele possua. Mas, ao invés de oferecer a solução logo de cara, a estratégia é nutrir, informar esse consumidor com um conteúdo que ele realmente quer ver.

Por exemplo, digamos que você tenha uma empresa e esteja tendo problemas para geri-la. Então você decide pesquisar um pouco sobre o assunto no Google para ver possíveis formas de melhorar sua gestão e obter melhores resultados.

Nos resultados da busca, logo de cara você vê um anúncio de um software de gestão com mil e um benefícios, mil e uma vantagens; abaixo, está o título de um artigo: como melhorar a gestão da sua empresa. Em qual desses você clicaria?

Obviamente, nessa fase, você ainda não sabe se precisa de um software de gestão, pois tudo o que você quer saber é como melhor administrar a sua empresa. Logo, o natural é clicar no artigo para descobrir o que ele tem a dizer.

Mas o artigo em questão foi produzido por uma empresa de software de gestão. E, durante o texto, ela mostrará a você que usar um software para administrar é uma ótima ideia.

Você fornecerá seu e-mail e receberá um material gratuito para aprofundar seus estudos. E a empresa vai continuar te informando, para que, quando você estiver convencido de que precisa de um software de gestão, ela ofereça seu produto e fale das mil e uma vantagens que ele possui. Entendeu?

É assim que o Inbound Marketing funciona!

O conteúdo no Inbound Marketing

O conteúdo é a base do Inbound. É a partir dele que os consumidores começam a interagir com determinada marca, são convertidos em oportunidades de negócio e mais tarde se transformam em clientes e são fidelizados.

Por isso, o conteúdo produzido para a estratégia deve ser de qualidade impecável. Ele tem que realmente oferecer algo de valor ao público e despertar o seu interesse em continuar consumindo.

No entanto, o material tem que agradar também aos motores de busca com um trabalho de SEO caprichado, para que as pessoas o encontrem. Os tipos de conteúdo produzidos para uma estratégia de Inbound Marketing variam bastante. São eles:

  • Artigos: textos informativos que visam a informar, nutrir e atrair o público.
  • Infográficos: combina textos e imagens em um conteúdo informativo e explicativo para uma melhor compreensão.
  • Vídeos: produções áudio visuais geralmente utilizadas com o intuito de mostrar melhor determinado produto ou ideia ao consumidor.
  • Materiais ricos: são e-books, guias, infográficos e outros materiais que exigem um pouco mais de trabalho para serem produzidos e são oferecidos gratuitamente em troca de informações pessoais, como nome e e-mail. São utilizados para conversão.
  • Podcasts: material em formato de áudio que vem se popularizando bastante ultimamente. Seu principal benefício está na facilidade de consumo, já que basta pôr o fone de ouvido para escutar, o que pode ser feito em qualquer lugar.

Além destes, existem outros tipos de conteúdo que podem ser disponibilizados em uma estratégia de Inbound Marketing, como webinars, videocasts, audio books, relatórios, enfim, uma infinidade de materiais.

Canais de distribuição de conteúdo

Todo esse material precisa ser disponibilizado online para que o público o encontre. E isso é feito através dos canais de distribuição adotados por uma estratégia de Inbound Marketing. Eles vão desde blogs e sites podendo ser também por email.

Abaixo conheceremos melhor cada um deles:

  • Blogs: os blogs são o principal canal de distribuição do Inbound. Eles são a central onde todo o conteúdo é postado e a maioria dos outros canais levam a ele. Veja mais sobre as vantagens de se ter um blog.
  • Redes sociais: as redes sociais são canais para oferecer um conteúdo mais simples e de fácil consumo, além de serem portais para divulgar o que é postado no blog.
  • Mídias pagas: as mídias pagas são plataformas onde é possível pagar para que as pessoas tenham mais facilidade de encontrar o conteúdo. Os maiores exemplos desse tipo de canal são o Google Adwords e o Facebook Ads.
  • Email marketing: o email é um canal de distribuição amplamente utilizado e, por mais que ele pareça obsoleto, não é. Através dele é possível divulgar produtos, nutrir leads e fazer sua conversão, distribuir conteúdo como newsletters, entre várias outras coisas.

Também existem outros canais de distribuição de conteúdo que podem ser utilizados. Aqui focamos apenas nos principais deles.

Por conta da metodologia relativamente simples, barata e eficiente, o Inbound Marketing vem conquistando cada vez mais adeptos e hoje já é uma das estratégias de Marketing Digital mais utilizadas do mundo.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário e compartilhe-o com as pessoas para quais você acha que ele pode ser útil.

Comentários