O que é Wordpress: saiba como funciona e por onde começar

O que é WordPress: saiba como funciona e por onde começar

Tempo de leitura: 13 minutos

Considerado a ferramenta para criação de sites mais popular da Internet, o WordPress abrange mais de 50% de todo mercado de gerenciamento de conteúdo.

Devido a sua extrema facilidade de uso e eficiência, essa plataforma atrai cada vez mais usuários que desejam usufruir de todos os seus benefícios, principalmente os mais inexperientes.

Caso você ainda não conheça muito bem o meio de desenvolvimento web ou até mesmo o próprio WordPress, não se preocupe, pois este artigo foi feito especialmente para você.

Explicaremos passo a passo o que é o WordPress, qual a sua funcionalidade, como usá-lo, quais as suas vantagens e principalmente, por onde começar. Siga lendo e não perca nada!

O que exatamente é o WordPress?

Ao tentar descobrir o que realmente é o WordPress, você certamente encontrará explicações como essa:

“O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo totalmente flexível (open-source) e extremamente eficiente.”

Se está apenas começando, no entanto, termos como “open-source” e “sistema de gerenciamento de conteúdo” provavelmente não significarão muito para você. Então, aqui você terá uma demonstração muito mais amigável para iniciantes do que o WordPress realmente é.

O que é um ‘Sistema de gerenciamento de conteúdo’?

Como já dissemos, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (ou CMS – Content Management System, abreviado). No entanto, para explicar o que isso realmente significa, primeiro precisamos abordar o que sites realmente são e como funcionam.

Quando você digita o endereço de um site em um navegador (como Internet Explorer, Chrome ou Safari), seu computador se conecta (pela Internet) a outro computador (chamado servidor) e solicita o código armazenado na localização (ou seja, o endereço do site) que você especificou. O navegador carrega esse código e mostra a página web correspondente.

Um CMS é um software que permite que alguém gerencie de maneira rápida e fácil todo o código em um servidor que se une para exibir páginas web – tudo isso por meio de uma interface amigável e fácil de entender que cria e edita o código em seu nome.

Como um CMS, o WordPress irá escrever – e gerenciar – todo esse código complicado, permitindo a publicação de qualquer conteúdo que você desejar sem ter que se preocupar com o que está acontecendo em segundo plano (por exemplo, no servidor).

O WordPress, então, é uma aplicação que permite que pessoas comuns criem, editem e gerenciem seus próprios sites através de uma interface simples de usar (alguns podem até dizer intuitiva). Simples, não?

O poder do WordPress

O objetivo do WordPress é possibilitar às pessoas, não importa quem sejam ou onde estejam, publicar conteúdo on-line na forma que quiserem.

Quer um site simples que exiba uma coleção de postagens do blog ao lado de uma barra lateral mostrando uma biografia do autor e algumas fotos do seu feed no Instagram? Sem problemas!

Precisa de uma loja de comércio eletrônico mais sofisticada que venda bolsas caseiras com uma solução de pagamento que permita às pessoas comprarem seus produtos de qualquer lugar do mundo? Mais simples impossível!

Com o WordPress, você pode montar diferentes tipos de site. O melhor é que esta plataforma lhe dá os meios para fazer tudo isso por conta própria: sem ter que contratar um web designer profissional – e potencialmente muito caro.

WordPress.com X WordPress.org: duas maneiras de usar a ferramenta

Existem duas principais opções de uso do sistema WordPress, que são: WordPress.com e WordPress.org.

WordPress.com é a versão hospedada pelo próprio site. Isso significa que seu site é executado nos servidores oficiais do WordPress. Você pode ir lá agora e criar um site gratuitamente em apenas alguns minutos.

No entanto, existem algumas limitações para o WordPress.com. Você não terá acesso a todos os milhares de temas disponíveis nessa área e não pode usar plugins do WordPress (mini-programas que adicionam recursos especiais ao seu site).

Também não será possível monetizar sua página e o domínio do seu site terá a extensão wordpress.com (por exemplo www.meusite.wordpress.com).

Já o WordPress.org é a versão auto-hospedada. É o que você usará se quiser executar o WordPress em sua própria conta de hospedagem. Quando se usa esta versão, se tem controle total sobre o design e a funcionalidade do site.

A página terá a aparência que você quiser, a funcionalidade que você desejar e o nome que mais te agradar (por exemplo www.meusite.com.br). No geral, é essa a versão utilizada por empresas e sites que desejam apresentar um maior profissionalismo e autonomia para o serviço.

Principais Vantagens do WordPress

É fato que este CMS não é o mais usado na internet para criação de sites à toa. A responsividade móvel, a versatilidade e a facilidade de uso são com certeza os seus pontos mais fortes. Veja outras vantagens:

1. Temas Responsivos

É bastante comum procurarmos sites através de smartphones ou tablets quando não temos um computador ao nosso alcance. Perceba o quão agradável é entrar em um site totalmente adaptado para o nosso dispositivo, que carregue rápido e seja bastante simples de navegar em uma tela menor.

O uso de dispositivos móveis como ferramenta de pesquisa cresce exponencialmente e a tendência é que continue a atingir números cada vez maiores. É por isso que empresas sempre procuram templates (ou temas) responsivos, pois eles se adaptam a diferentes dispositivos.

Melhor ainda é que a maioria dos temas WordPress são responsivos, tornando a criação e adaptação do seu site muito mais simples e eficiente.

2. Versatilidade

É realmente impressionante a quantidade de funcionalidades que foram desenvolvidas para os sites WordPress. Além de um número gigantesco de temas, tanto grátis como pagos, essa ferramenta também conta com diversos plug-ins que facilitam a sua vida, seja com o SEO ou com a organização do site.

Por ser open-source, você pode criar um site para basicamente qualquer coisa que precisar, seja loja, portfólio, blog ou qualquer serviço.

3. Facilidade de usar

Mesmo que você possua apenas conhecimentos básicos no quesito criação de sites, o WordPress consegue ser bastante simples e intuitivo. Você não precisa ser um mestre na tecnologia de desenvolvimento web para criar seu template.

Basicamente, basta escolher um tema que te agrade e, após isso, começar suas postagens. Realmente não tem nenhum segredo. É claro que para recursos mais avançados é necessário um certo conhecimento, mas muito dificilmente um tema do WordPress não atenderá ao que você busca.

Outro ponto positivo é a possibilidade de edição em qualquer lugar. Seja escrever postagens ou editar o design, tudo pode ser feito também através do celular

Além de possuir uma interface simples de utilizar, você pode ter uma equipe que acessa o seu site de diferentes locais sempre que necessário alguma alteração ou upload de um novo conteúdo.

Mas afinal, por onde começar?

Na verdade, por mais que muitas pessoas considerem o início a parte mais difícil de qualquer nova habilidade ou tarefa a que damos início, o uso do WordPress é bastante simples.

Melhor ainda é que o que não falta na Internet são pessoas dispostas a ensinar tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta, por isso não se assuste se você se deparar com uma infinidade de informações.

Para facilitar a sua vida, acompanhe a seguir um passo-a-passo de como começar no WordPress e os principais pontos que você deveria abordar ao iniciar:

Etapa 1: Encontre a melhor hospedagem para seu site

Antes de poder usar o WordPress.org, você precisa de um serviço de hospedagem. Também existe a possibilidade de usar o próprio WordPress.com.

Você pode configurar seu próprio servidor e instalar o WordPress no seu computador, mas como você está começando, é mais fácil optar por um serviço que já tenha servidores configurados e prontos para hospedar um site do WordPress.

Alguns serviços são gratuitos e outros são pagos. Recomendamos o uso de um serviço pago, pois com ele você terá acesso a ferramentas e recursos de maior qualidade.

Não tem certeza de que tipo de hospedagem ou qual host escolher? Existem vários modelos de hospedagem a se considerar, todos com suas próprias vantagens e desvantagens.

Você pode dar uma olhada nas melhores hospedagens do Brasil. Atente a todos os pontos e recursos disponíveis de cada um e não foque apenas no preço.

Etapa 2: Escolha um nome de domínio

Você provavelmente já tem o nome do seu site ou uma pequena lista de nomes escolhidos. Isso é ótimo! Mas se não tiver ideia de por onde começar, lembre-se de que o nome do seu domínio deve refletir o objetivo do site e ser interessante o suficiente para atrair visitantes.

Todo nome de domínio tem um sufixo, como .com ou .org. Você pode registrar qualquer nome de domínio de que goste que ainda não tenha sido registrado. É preciso pagar por uma taxa anual pelo domínio. É legal você saber como escolher um domínio ideal para que não cometa nenhum erro nessa etapa.

Alguns hosts fornecem um registro de domínio gratuito no primeiro ano. Como parte do processo de inscrição, eles também verificarão automaticamente se o domínio está disponível para uso.

Etapa 3: Personalize o design do seu site

Há dois tipos de temas que você pode escolher para o seu site: os temas livres (grátis) e os temas premium (pagos). Saiba mais sobre eles a seguir:

  • Temas Livres

O WordPress tem vários temas pré-instalados para você escolher. Para ver o diretório de temas gratuitos, clique em Aparência>Temas. Se você clicar no botão “Adicionar novo”, verá uma lista de temas gratuitos no diretório WordPress.org, além de detalhes sobre eles e a opção pré-visualizar ou instalar.

Você também pode optar por instalar um tema desenvolvido por terceiros. No entanto, o processo de instalação é um pouco diferente, pois será preciso fazer o download do tema. Muitas vezes, este é um .zip com o nome do tema. Para instalar, basta ir ao diretório onde ele está e clicar em “Enviar tema”.

  • Temas Premium

Embora os temas gratuitos sejam uma ótima maneira de começar, os temas premium (ou pagos) são os melhores, pois oferecem mais variedade e geralmente incluem muito mais recursos.

O Themeforest é um bom lugar para começar a procurar um tema premium, já que ele possui um acervo com mais de 11.000 modelos diferentes.  Depois de encontrar, comprar e fazer o download do tema desejado, você precisará instalá-lo. Vá até Temas>Adicionar novo tema>Instalar>Ativar.

Etapa 4: Adicione plug-ins para mais recursos

Dependendo de como você está usando seu site e da funcionalidade do seu tema, provavelmente será preciso instalar e ativar vários plug-ins.

Para instalar plugins gratuitos, visite o diretório de plugins clicando em Plug-ins> Adicionar novo e procure o plug-in desejado. Também é possível instalar plug-ins comprados de outros sites, clicando no botão Fazer upload de plug-in.

A partir disso, você já está pronto para modelar completamente o seu site. Crie abas importantes, adicione imagens e novas postagens, adicione links, o que mais te agradar.

Algumas dicas especiais para facilitar seu uso do WordPress

Para encerrar, por que não conferir algumas dicas de profissionais experientes que com certeza darão um destaque especial à sua página?

1. Faça o download do plug-in Yoast SEO

A melhor dica para iniciantes no WordPress é baixar um plug-in gratuito: Yoast SEO. Esta ferramenta incrivelmente poderosa irá analisar qualquer post, página ou produto e dar conselhos inteligentes para ajudar o seu conteúdo a ranquear nos motores de busca.

Ele também classifica seu desempenho para as palavras-chave escolhidas no site e em todas as suas metatags. O Yoast SEO dará uma pontuação de legibilidade para o seu conteúdo e aconselhará sobre como simplificar ou melhorar a idade de leitura do seu conteúdo.

2. Comprima Suas Imagens

Uma das coisas mais simples e eficazes que alguém pode fazer ao criar um novo site é compactar suas imagens. Um plug-in chamado Smush, que comprime automaticamente as imagens à medida que você as carrega no site, é uma ferramenta muito indicada.

Ele também permitirá que se comprimam todas as imagens já enviadas para o site com um simples toque de um botão. Junto com os vídeos e gifs, as imagens podem fazer com que uma página seja carregada mais lentamente, por isso merecem um tratamento especial.

3. Use um tema para WordPress compatível com dispositivos móveis

Para usar o WordPress como um profissional, você deve garantir que seu site seja compatível com a maioria dos dispositivos, o que significa que ele precisa ser exibido corretamente em computadores, laptops e dispositivos móveis, como iPhone, Android, Blackberry ou Tablets.

Muitos designers e desenvolvedores concordam que a compatibilidade com dispositivos móveis é a “melhor prática” para qualquer website, já que quase 60% de todas as pesquisas online agora são realizadas em um dispositivo móvel.

4. Atualize seu conteúdo constantemente

Uma das características mais marcantes para um bom ranqueamento nas ferramentas de busca é a constante atualização de conteúdo em sua página.

Se você costuma realizar apenas uma postagem por mês, provavelmente seu site encontrará bastante dificuldade para se estabelecer no topo das pesquisas, além de ser pouco atrativo para leitores que desejam criar um vínculo com a sua marca.

Conclusão

Pronto, a partir de agora você já está preparado para desbravar o WordPress e suas inúmeras funcionalidades. No começo, pode parecer muita coisa para assimilar, mas não se intimide, pois vale à pena!

Se você tiver qualquer dúvida, o que não falta é conteúdo sobre esta ferramenta no nosso site. Explore bastante e se divirta aprendendo sobre essa incrível plataforma.

Comentários