Saiba tudo sobre a linguagem JavaScript

Saiba tudo sobre a linguagem JavaScript

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando falamos a respeito dos computadores, alguns elementos são indissociáveis a essa máquina, como, por exemplo, as chamadas linguagens de programação, que, através de regras padronizadas, servem para dar instruções ao computador.

Dentro desse conceito, existem alguns tipos de linguagem de programação que servem a funções bem específicas. É o caso do JavaScript. Já ouviu falar dele?  Então, vamos fazer um guia completo sobre este tema hoje. Não deixe de acompanhar.

O que é JavaScript?

De maneira objetiva, o JavaScript é a linguagem que pode ser aplicada a um documento HTML, criando assim interações dinâmicas entre sites. Ele, inclusive, foi inventado por ninguém menos do que Brendan Eich, co-fundador do projeto Mozilla.

Inicialmente, você pode fazer tarefas muito simples a partir dele, como ajustar layouts, mas com o conhecimento e a experiência necessários é possível fazer coisas bem mais instigantes, como criar jogos e animações gráficas em 3D, por exemplo.

O JavaScript é uma linguagem compacta, porém também é muito flexível. Tanto é que vários desenvolvedores têm criado ferramentas muito úteis para ter acesso às funcionalidades dele. É o caso das Application Programming Interfaces (APIs), cujas funções vão de criar HTML a gerar gráficos em 3D e amostras de áudio.

Qual a diferença do JavaScript para as outras linguagens?

O que traz destaque absoluto para o JavaScript é que se trata de uma linguagem que permite a quem esteja desenvolvendo a implementação de muitos itens de alto nível de complexidade.

Podem ser animações, gráficos, ou até mesmo informações que usam intervalos de tempo padrão. E, ao lado do HTML, do CSS e do PHP, o JavaScript pode ser considerado a terceira camada de desenvolvimento da web.

Suas vantagens em relação a outras linguagens são muitas. Incluem, por exemplo, não ser preciso um compilador, já que os navegadores interpretam a linguagem como sendo HTML. Por sinal, é mais fácil aprender JavaScript do que qualquer outra linguagem.

Outro ponto a se levar em consideração é que é mais fácil detectar qualquer falha, além de o JavaScript ser compatível com diversas plataformas e navegadores. Isso sem contar ainda o fato de ele ser mais rápido e leve do que quaisquer outras linguagens de programação. São muitas as vantagens, não?

Quais são os pontos negativos?

Não há como negar: todas as linguagens de programação possuem fraquezas. Parte do problema do JavaScript é justamente o que ocorre quando algo se torna muito popular:  hackers se sentem desafiados a trabalhar com o objetivo de achar alguma brecha na segurança do produto.

E uma das falhas do JavaScript é justamente isto: a vulnerabilidade. Isso sem contar o fato de que essa linguagem pode também ser usada para executar códigos maliciosos, com o inconveniente de que os trechos de códigos em JavaScript são, normalmente, bem longos.

Algumas aplicações para o JavaScript

 

No início dos anos 2000, o Google adotou essa linguagem a fim de desenvolver algumas de suas aplicações. Um bom exemplo disso foi o famoso Gmail. A dificuldade envolvia lentidão nos interpretadores dessa linguagem.

Foi então que a companhia conseguiu desenvolver o Engine V8, que deu novas proporções ao JavaScript devido à sua capacidade de alto desempenho. Com isso, diversas plataformas puderam ser criadas, como a Node.js, permitindo a criação de aplicações Server-side.

Só que bem além das aplicações web já se pode criar aplicações mobile, algo muito útil, visto que boa parte da população utiliza o celular para tarefas do dia a dia. É o caso de ferramentas como VueJS e a Ionic Framework.

Este último, inclusive, é compatível com todos os sistemas operacionais móveis, além de ter mais de 1200 plugins nativos e uma interface bastante limpa e simples de manusear. Muitas empresas vêm utilizando esse framework, como a Microsoft, por exemplo.

Dentro das possibilidades de aplicações do JavaScript, está também o seu uso em desktops. Muitas empresas estão utilizando essa linguagem tanto para uso interno, quanto para o usuário final. E um dos frameworks mais usados para essas tarefas se chama Electron JS, cujas aplicações criadas incluem o Slack e o Flow.

E, claro, não podíamos deixar de fora uma das coqueluches da Internet: os games. O JavaScript auxilia bastante no desenvolvimento de jogos, devido à sua versatilidade e tamanho de conteúdo.

O Phaser, que ajuda a criar jogos a partir de HTML e CSS, é um dos frameworks que mais se usam com este objetivo. A companhia que desenvolve o phaser ainda disponibiliza um curso completo direcionado a aqueles que quiserem aprender como desenvolver games a partir do JavaScript.

Como aprender JavaScript?

É muito comum você encontrar conteúdos interessantes sobre o JavaScript, pois se trata de uma linguagem muito difundida entre os profissionais da área. Vídeos tutoriais são uma constante para quem quiser aprender a usá-lo.

Uma dica importante: para aprender esta linguagem, faz-se necessário ter conhecimentos básicos de lógica de programação. Além disso, é imprescindível saber usar HTML e CSS, pois é isso o que dá suporte visual ao JavaScript.

Com isso, indicamos uma excelente empresa que possui ótimos cursos. Um deles é o “Pacote Full-Stack” onde você irá dominar tecnologias como: Html, Css, JavaScript, PHP, NodeJS, AngularJS, VueJS, Reatc, Mysql. O curso leva esse nome, porque de fato, ao finalizá-lo você terá dominado as maiores e principais tecnologias do mercado. Para isso, acesse o link do Curso completo de JavaScript.

Nesse sentido, existem alguns sites onde você pode aprender linguagem de programação gratuitamente, desde as principais noções envolvendo o que significa programação, até assuntos mais avançados. E a depender do suporte que você tenha, essas informações podem ser bem úteis para desenvolver algo realmente de nível elevado.

Alguns dos sites que podemos citar para um aprendizado sem custos são:

Claro que, como já deu para notar, é necessário também saber o básico de inglês para aproveitar melhor os conteúdos.

Como podemos ver, a questão envolvendo a linguagem de programação evoluiu bastante de uns anos para cá, possibilitando a criação de inúmeros plugins interessantes, seja para empresas, seja para usuários eventuais da web.

Inclusive, não é à toa que as profissões envolvendo a web, como as de programador e de designer estejam tão em alta nos dias atuais. Já pensou em se inteirar mais sobre o tema e aproveitar ainda mais as vantagens de linguagens como o JavaScript? Corra! Ainda dá tempo!

Comentários