Tudo sobre Design de Interface de Usuário (UI)

Tudo sobre Design de Interface de Usuário (UI)

Tempo de leitura: 6 minutos

A relação entre o negócio e seus clientes na era digital é completamente diferente daquilo a que estamos acostumados há alguns anos. Os sites, aplicativos e softwares não contam com um funcionário que pode explicar tudo ao usuário e guiá-lo para convencê-lo a comprar como acontece nos estabelecimentos físicos.

Na internet, praticamente tudo fica por conta do usuário, da escolha ao pagamento. E para tentar tornar essa experiência mais agradável e fácil é que existe a User Interface Design, a famosa UI que você já deve ter visto por aí.

A seguir, você entenderá melhor esse conceito e todas as vantagens em utilizá-lo no seu site, app ou software. Acompanhe!

Entendendo a User Interface Design (UI)

A User Interface Design (UI), ou, em português, design de interface do usuário, é o termo utilizado para definir como determinado site, software ou aplicativo interage com o usuário e as técnicas utilizadas para que essa interação ocorra da melhor maneira possível.

A UI é como uma área que visa a estudar a forma como uma pessoa interage com as interfaces, seja por meio de links, layouts, botões, menus ou quaisquer outros elementos que permitam que essa interação aconteça. Sendo assim, se trata da interface gráfica, da parte “visível” de um site ou aplicativo com o qual o usuário interage.

Porém, a UI não se restringe à parte visual de um projeto. Muito pelo contrário, ela abrange também áreas como a usabilidade, indicando a melhor disposição possível dos elementos e textos na tela e visando a facilitar o contato do usuário com a interface.

Isso é bem visível quando você acessa um site a partir de um smartphone e vê menus, botões, textos e diversos outros elementos dispostos de forma diferente daquilo que está acostumado a ver quando acessa pelo desktop. Em muitos casos, há até elementos diferentes para cada uma das duas versões (site com design responsivo).

Sendo assim, a User Interface Design abrange toda a interação usuário/interface, tentando torná-la o mais fácil, simples e intuitiva possível, de forma a gerar uma boa usabilidade e, consequentemente, uma boa experiência de navegação para quem acessa.

As vantagens em utilizar a UI

O investimento em uma boa UI é, com certeza, um dos mais vantajosos que você pode fazer no seu projeto. Na verdade, atualmente esse investimento é quase um dever para quem realmente que ser bem-sucedido online.

Isso porque a UI impacta direta e indiretamente todas as outras áreas do seu site, aplicativo ou software, chegando a lugares que você sequer poderia imaginar e promovendo muitos benefícios – ou prejuízos, caso seja mal utilizada.

Abaixo, você entende melhor como isso acontece e descobre as três principais vantagens em investir em uma boa UI no seu projeto.

Melhor atendimento ao cliente

É um erro pensar que o atendimento ao cliente no contexto de um site, app ou software aconteça apenas quando ele precisa ligar ou mandar um e-mail para a empresa. Na verdade, essa deve ser a última das opções em um processo de atendimento que se inicia logo que ele abre o site e executa o aplicativo ou software.

E, quando isso acontece, o usuário precisa ter todas as informações que está procurando fáceis de serem encontradas, precisa navegar bem e ter uma experiência positiva. Isso elimina a probabilidade de ele ter que ligar para a central de atendimento para obter alguma informação ou tirar alguma dúvida, já que tudo de que precisa pode ser encontrado facilmente.

Um exemplo disso é a disposição de um FAQ na página de ajuda, que permite ao usuário consultar suas dúvidas sem ter que ligar ou mandar um e-mail, deixando essa alternativa apenas para dúvidas mais complexas.

Redução de gastos

Talvez você esteja se perguntando: como uma interface bem desenvolvida pode reduzir custos? Um exemplo claro de como uma boa UI faz isso é o que mencionamos no tópico anterior: com menos necessidade de o usuário entrar em contato com a central de atendimento, haverá menos custo com o atendimento direto ao cliente.

Mas a redução de custos trazida pela UI vai bem além disso. Com ela, menos problemas, confusões ou mal-entendidos acontecem, o que elimina uma série de gastos e o desperdício do tempo de sua equipe para resolver essas situações. Isso acaba por resultar em mais economia, já que os colaboradores poderão focar no que realmente importa e resolver problemas mais importantes.

Mais negócios fechados

Se você acessasse o site, app ou software de determinada empresa e tivesse uma péssima experiência, não conseguisse navegar ou sequer encontrar o que estivesse procurando, você fecharia negócio com ela? Provavelmente não, assim como os seus potenciais clientes.

Uma boa experiência de navegação é extremamente importante para que o cliente se sinta confortável e confiante em comprar os seus produtos e/ou serviços. E a UI é a melhor forma de proporcionar isso a ele.

Os elementos de uma boa UI

Durante todo o texto, nós falamos a todo momento sobre uma “boa UI”. Mas o que é uma boa User Interface e quais elementos a compõem?

Primeiramente, é preciso entender que a UI é desenvolvida levando em consideração características individuais de cada negócio e do seu público consumidor, o que significa que a boa UI de um site pode não ser tão boa em outro site. Porém, existem algumas características que precisam estar presentes em qualquer projeto de UI para que ela seja considerada “boa”. Estes são:

  • Clareza: todos os botões, links, menus ou quaisquer outros elementos precisam deixar claro qual é a sua função e para onde o usuário será levado caso ele clique. O mesmo ocorre com os textos e descrições que precisam ser concisos e fáceis de entender;
  • Intuitividade: o usuário precisa entender facilmente como o site, app ou software funciona, conseguindo usá-lo sem dificuldades. E até mesmo os elementos ou configurações mais avançadas precisam ser dispostas e explicadas de forma a otimizar a jornada de aprendizado.
  • Responsividade: os elementos que compõem a interface precisam ser responsivos. Isso significa que eles têm que dar respostas rápidas e feedbacks da ação ao usuário. Um exemplo disso são as barras de carregamento em vídeos ou a mudança de cor em botões, indicando que eles foram clicados.

Veja mais sobre os Princípios do Design UI.

Uma UI com estes elementos e desenvolvida pensando nos seus clientes tem o potencial de alavancar os negócios e os benefícios trazidos vão muito além da redução de custos, melhor atendimento ao cliente ou mais negócios fechados.

Conclusão

Se você ficou interessado no assunto e deseja ter um site onde todas essas técnicas estejam aplicadas, veja os nossos posts sobre criação de sites e marketing digital. Aqui no Segredos da Tecnologia estamos também, sempre postando conteúdos sobre a plataforma WordPress. Esta que permite a você criar sites com designs incríveis. Portanto, fique por dentro. Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários. Assine também a nossa NewsLetter. Até a próxima

Comentários